quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Você só tem uma chance

Posted: 21 Jan 2009 05:59 AM CST

Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa.” - Benjamin Franklin

É muito comum escutarmos aos quatro cantos uma desculpa para aquilo que não se fez acompanhado de um pedido de uma segunda chance. Levando ao pé da letra uma das músicas do rapper Eminem que em seu refrão diz que temos apenas um tiro, uma bala para disparar, hoje quero transmitir aos leitores deste blog a importância que deve ser dada a se ter apenas uma chance, ou seja, de ser responsável totalmente por cada pequenino ato, seja na vida pessoal ou profissional.

QUALQUER DESCULPA, É UMA DESCULPA E DEVE SER IGNORADA
É preferível trabalhar com alguém que assuma que foi incompetente e irresponsável do que alguém que se desculpa e se coloca na posição de coitado, pois mesmo quando as coisas dependem dos outros para acontecer, toda a responsabilidade do projeto não ter saído do papel é nossa porque fomos nós os incompetentes e irresponsáveis que faltamos com a palavra que tínhamos assumido conosco.

A única coisa que podemos controlar é a nossa própria vida e nela, somente nós é que decidimos o que fazer, por mais que sigamos um conselho aqui e outro acolá, nós decidimos isso, nós decidimos dar desculpas, nós decidimos procrastinar e culpar aqueles que não tem responsabilidade nenhuma com a nossa vida: os outros.

ESQUEÇA DEUS E NÃO DÊ MAIS DESCULPAS
Outro dia estava conversando com um leitor e amigo aqui do blog sobre essa questão. Ele dizia que fazia tantas coisas na sociedade para promover o bem estar de outros que sempre olhava para cima e perguntava porque ele não tinha o que merecia. Após um longo papo, expus para ele uma nova maneira de olhar para o seu problema enxergando o que Ele já havia lhe dado. Sem querer fazer alusão a nenhuma filosofia religiosa, lhe disse que se existe um Deus ou um poder que não sabemos denominar, este já nos deu cérebro, mãos, corpo, vida e todas as oportunidades que poderia nos dar. Agora é com a gente! Só com a gente!

Não me canso de ver pessoas falando que não possuem oportunidade, mas para cada minuto que vivem, investem dois em algo que não lhe agrega nada a vida, tal como se fosse morrer daqui a mil anos e tivesse tempo para tudo. Quanto mais consciência tomarmos da urgência que é tocar o nosso próprio barco, mas estaremos contribuindo para o nosso bem estar e para o momento feliz da nossa morte relaxada.

Muitas pessoas me escrevem me dizendo que eu falo muito sobre a morte, mas pense comigo querido leitor, a morte é a única certeza que temos e ela pode acontecer a qualquer momento, logo, que legado você quer deixar para aqueles que ficam?

MANUAL PARA TRIUNFAR
Da próxima vez que você respirar e notar que existe uma oportunidade ali bem na frente do seu nariz, pegue-a! Mantenha o seu espírito vivo, concentre-se na sua própria vida e jogue fora todos os pensamentos de desculpas que passam pela sua cabeça. Se eu puder lhe dar um conselho para você sair da inércia e conquistar bens materiais, felicidade emocional, uma grande cultura e a autonomia que necessita, diria para:

  1. Descobrir quais são os seus melhores talentos
  2. Com seus talentos em mãos, perguntar para o mundo: “No que posso ser útil fazendo o que sei fazer de melhor?”
  3. Contratar um coach ou um mentor
  4. Criar uma estratégia e comprometer-se de corpo e alma com ela, nem que para isso tenha que morrer
  5. Andar, correr e voar em direção a uma meta de no máximo três meses.
  6. Celebrar!

Você, assim como eu, só tem uma única chance de dar certo. Só tem uma chance. Uma vida. Nada mais. Nada lhe espera depois da sua morte. Nada. Se você pretende viver na inércia até morrer para algo lhe salvar do outro lado, mate-se agora, pois só está sendo um peso para o mundo e um desperdício de vida.

Escrevo isto emocionado, porque meu desejo é que se olhe no espelho e veja o quanto de vida tem dentro de você que pode ser usada para a sua própria felicidade. Ser feliz é a melhor filosofia religiosa que pode existir e para ela não devemos mesmo dar desculpas.

Estou indo para um evento de liderança no Chile onde passarei os próximos quinze dias, portanto as atualizações no blog serão mais espaçadas, mas de qualquer forma, gostaria de deixar um poema que escrevi um tempo atrás enquanto refletia sobre vida, metas e morte para os amigos leitores:

Quando nasci me deram um nome
Quando nasci me deram um tapa
Mas mesmo assim eu cresci

Quando cresci me deram outros nomes
Quando cresci me deram outras funções
Mas mesmo assim eu vivi

Quando vivi me deram outras pessoas
Quando vivi me deram outras frustrações
Mas mesmo assim eu morri

Do momento em que nasci
Até o momento em que morri
O que ficou foi a eternidade que plantei
Daquilo que só no meu velório, colhi

Meus artigos têm lhe ajudado (ou pelo menos distraído) de alguma maneira? Então, clique aqui para me comprar um cappuccino por apenas R$2,60.



Marcos Rezende é empreendedor e escritor e atua como coach de talentos ajudando pessoas e empresas a se realizarem através da descoberta e gestão dos seus talentos.

Se você gostou deste artigo, assine o RSS Feed Completo ou receba outros artigos como esse por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário